A erva-gateira (também conhecida como planta gateira ou catnip), de nome científico Nepeta cataria. Pertence à família da hortelã e tem este nome curioso por ser muito atrativa e excitante para gatos e outros felinos. Por outras palavras… é uma planta que deixa os gatos loucos de felicidade e de excitação ou relaxamento. Mas porquê? É o que vamos ver abaixo.
Porque é que os gatos adoram de catnip?
É tudo química. A erva-gateira contém um composto orgânico chamado Nepetalactona, que funciona como um atraente de gatos e tem efeitos semelhantes às feromonas felinas. Ou seja, na presença de erva-gateira, os gatos exibem comportamentos semelhantes aos da altura do cio, durante alguns minutos.
Quais são os efeitos da erva-gateira?
Os efeitos da erva-gateira podem variar de gato para gato — na verdade, apenas 67-80% dos gatos são afetados, sendo que a resistência ou não aos efeitos da planta são hereditários.
Regra geral, observam-se os seguintes comportamentos nos bichanos:
- Esfregar na planta;
- Rebolar no chão;
- Roer a planta;
- Brincar com a planta com as patas;
- Ronronar;
- Correr e saltar;
- Espreguiçar;
- Babar;
- Dormir.
Os efeitos duram normalmente entre 10 a 15 minutos, sendo que, depois desse tempo, os gatos ficam com fadiga olfativa e não querem saber mais da planta… pelo menos durante umas horas. Nos gatinhos pequenos, os efeitos são menos comuns e só se desenvolvem na idade adulta.

Quais são os benefícios da erva-gateira?
Para os gatos em si, a erva-gateira pode ser benéfica para estimular a digestão (é comum ver gatos de rua mastigar erva para esse efeito). Além disso, pode ser ótima para ajudar a relaxar e diminuir o stress causado por mudanças de rotina — mudança de casa, de horários, novos gatos em casa, etc.
Mas os benefícios não se limitam aos gatos… os nossos móveis também agradecem. A erva seca ou em spray pode ser usada para redirecionar a atenção dos gatos e fazer com que arranhem objetos específicos para eles e não o sofá, a roupa de cama e a cómoda.
E quais os efeitos negativos?
Em princípio… nenhuns! A sobredosagem e a dependência não são problemas, visto que os gatos param de comer e de brincar com a erva quando estão satisfeitos. No máximo, pode causar problemas digestivos se lhe for dada como comida (coisa que não é suposto fazer).
Como dar erva-gateira ao gato?
Erva-gateira seca
É possível comprar pacotes de erva-gateira seca que podes colocar, por exemplo, no arranhador, o que acaba por atrair o bicho para ele, evitando que afie as unhas noutros objetos.
Planta viva
Várias lojas vendem também a planta viva, ou mesmo as sementes para a plantar em casa. Alguns gatos perferem a versão fresca da planta, mas cuidado — é possível que acabes com a planta tombada e o chão cheio de terra (falamos por experiência própria).
Brinquedos de erva-gateira
Existem vários brinquedos para gato com erva-gateira. Na nossa opinião, os peluches interiamente recheados de catnip, sem enchimentos de algodão ou de outro tipo, são a opção ideal, pois valem não só pela erva, como também pelo brinquedo em si.
Existem ainda coisas como bolas de erva-gateira sólida, ou líquido para soprar bolhas enriquecido com aroma da erva. Continuamos, no entanto, a recomendar os peluches.

Spray de erva-gateira
Catnip em spray é uma excelente opção para dar uma nova essência a qualquer objeto — pode funcionar, tal como a erva-gateira seca, para direcionar os gatos para arranhadores, por exemplo —, com a vantagem acrescida de não sujar. No entanto, não é tão potente como a erva seca, pelo que pode não ter o efeito esperado.
E por fim… Onde comprar erva-gateira?
Podes comprar catnip em imensos sítios. Lojas de animais são a resposta óbvia. Até nos supermercados comuns como o Continente, ou em lojas dos chineses, encontras arranhadores de cartão com saquinhos de erva-gateira incluídos.
Se preferires compras online, podes encomendar em plataformas como a Amazon, mas também em lojas como a GoldPet, a Tiendanimal ou a Zooplus.