Qual é o peso ideal de um gato adulto?

Peso ideal do gato

Não é nenhuma novidade que os gatos gostam de comer. E nós, que queremos vê-los felizes e sossegados (até porque não queremos perder um olho às patas de um gato descontente), não resistimos quando miam ou ronronam por comida, por vezes ignorando se mantêm o peso ideal.

No entanto, não é fácil saber se um gato precisa de emagrecer ou não. A verdade é que os gatos gordinhos são cada vez mais comuns, mas… quando é que o peso é motivo para preocupação? Quando é que está na hora de fazer uma dieta? As respostas estão mais abaixo.

Qual é o peso ideal de um gato?

Regra geral, um gato adulto saudável tem entre 4.5kg e 5kg. Contudo, o peso não deve ser a única referência — há variações entre raças e diferentes tamanhos de gato, pelo que é importante avaliar a condição corporal do gato, passando pela observação de três áreas-chave: costelas, abdómen e cintura . É importante observar as formas e apalpar o bichano para perceber se há motivo para preocupação.

Como avaliar a condição corporal do gato?

A simples observação do gato lateralmente e de cima para baixo pode dar já uma ideia da condição corporal do bicho, mas a avaliação é muito mais fiável quando feita com palpação, da seguinte forma:

1. Observar e apalpar as costelas

Se as costelas estiverem salientes, é provável que o gato esteja demasiado magro. Caso seja necessário pressionar com alguma força para as conseguir sentir, o mais certo é ter excesso de peso.

2. Apalpar a cintura

É suposto conseguirmos ver e sentir uma linha de cintura clara, atrás das costelas. Caso os ossos da anca sejam demasiado pronunciados ou seja até possível ver os ossos pélvicos, o gato está demasiado magro e precisa de melhor nutrição.

3. Observar e sentir o abdómen

Uma pequena bolsa de gordura no abdómen não significa excesso de peso. Na verdade, isto é a bolsa primordial, é perfeitamente saudável e serve funções de mobilidade, proteção e armazenamento de energia.

Se esta bolsa for inexistente ou demasiado “almofadada”, o gato está demasiado magro ou com excesso de peso, respetivamente.

É importante fazer esta avaliação e pesar o gato regularmente para assegurar que se mantém saudável. Em caso de perda ou ganho anormal de peso, recomendamos uma visita ao veterinário para avaliação da saúde e criação de um plano de alimentação adequado.